quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Caminho da Vida


O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos desviamos. Nossos conhecimentos fazem-nos, as vezes, céticos, a nossa inteligência empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que as máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será trágica e tudo será perdido. Portanto, os ideais que iluminam os nossos caminhos são: a bondade, a compaixão e a verdade. Como dizia a nossa saudosa Cora Coralina: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Por isso, uma coisa é acharmos que estamos no caminho certo, outra é achar que o nosso caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um de nós mesmos é que sabemos da nossa própria dor e renúncia. A persistência, portanto, é o caminho do êxito, porém o êxito da vida não se mede pelo que conquistamos no caminho, mas sim pelas dificuldades que nele superamos. O nosso querido Papa Francisco também já opinou em relação aos caminhos da vida, dizendo assim: “Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente”. Portanto, quem na vida prefere seguir por atalhos, ignora o que o caminho completo teria a oferecer - seja sua beleza, sejam suas lições. Por fim, ao longo deste caminho, seja ele longo ou curto, o que de mais valioso podemos encontrar são as pessoas que conhecemos, pois cada uma deixa marcas nos nossos corações, constituindo assim, parte da nossa história.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sonhar e acreditar para realizar


Cada sonho que deixamos para trás é,consequentemente, um pedaço do nosso futuro que deixará de existir. Pressinto que viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa maior inspiração. É também a oportunidade de buscar nas pequenas coisas um grande motivo para a nossa felicidade e realização. Muitas vezes, podemos tentar e bater na mesma tecla umas cem vezes, mas pode ser que na última tentativa se consiga realizar o objetivo traçado desde o primeiro instante. Por isso, nunca desistamos dos nossos sonhos, pois as perdas se tornam insuportáveis, as pedras nos caminhos se tornam montanhas e os fracassos se transformam em golpes fatais quando abandonamos ideais.
Portanto, creia que é possível, pois tudo o que nós somos capazes de imaginar, consequentemente somos capazes de realizar. Quando pensamos em desistir, para aqueles que creem, vem o nosso Senhor Jesus e sussurra nos nossos ouvidos, dizendo assim: “ Eu te capacito”. De um momento para o outro, um milagre sempre estará ao nosso alcance, pois num instante sonhamos e no outro através da fé em Deus se realiza. 
Posso dizer, que desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue os seus próprios objetivos está condenado a fracassar 100 % das vezes.
Ser positivo e caminhar com fé, talvez sejam as maiores armas para a concretização dos sonhos, pois os fracos logo desistem e os fortes persistem e almejam realizar cada parte do seu sonho. Por fim, só desista dos seus sonhos, quando não for mais possível respirar.